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Bomba de água com defeito - Agora um guia prático para motores 2GR-FE (V6, usados de 2007-2016)

41K views 49 replies 14 participants last post by  booya  
#1 · (Edited)
Atualização: Concluí com sucesso a troca da bomba de água. Estou criando um guia prático, que começa na postagem nº 25. Se você quiser fazer a troca da bomba de água, confira. Tentei torná-lo o mais útil possível para leitores futuros.

Bem, no outro dia eu dei a partida na van e comecei a ouvir um som metálico de "ting". Nem sempre regular, mas variado com a velocidade do motor e não importava se o ar condicionado estava ligado ou desligado. Devido ao som, parecia que não poderia ser interno ao motor e estava vindo da área da correia. Depois de uma pesquisa rápida, descobri que as bombas de água tendem a falhar por volta dos 100.000 milhas (113.000 milhas agora), pensei que fosse isso. Eu consegui um estetoscópio de mecânico, mas não há como colocá-lo na bomba de água que eu pudesse ver sem que ele atingisse a correia. Mas eu ouvi o compressor do ar condicionado e o alternador e não são eles. E coloquei minha mão na polia da bomba de água e a balancei e ela tinha folga. Então, definitivamente a bomba de água.

Mais alguma coisa que eu realmente deveria substituir quando estiver lá? Coisas que eu definitivamente vou substituir:
  • Bomba de água
  • Termostato
  • Anel de vedação do termostato
  • Correia serpentina
Eu vi menções de pessoas trocando o tensor ou a polia do tensor, a polia intermediária. Algumas pessoas disseram para trocá-los, outras disseram que está tudo bem. Estou inclinado a deixá-los por enquanto, o dinheiro está um pouco apertado no momento, e o tensor custa mais do que a bomba de água! Também não tive nenhum problema com o deslizamento da correia.
 
#2 ·
A bomba de água é um trabalho tão grande, eu gostaria de confirmar que é a fonte do ruído antes de começar. Siga o procedimento de instalação com atenção. Parafusos diferentes são apertados com valores diferentes em uma ordem específica. Se for a bomba de água, isso pouparia algum trabalho se você fizesse as velas ao mesmo tempo? Sempre que estou fazendo velas de 120k, também troco o sensor 02 traseiro a montante, pois é realmente um item de manutenção (eles ficam preguiçosos, usam mais combustível e matam os catalisadores). Você precisa puxar a cobertura do limpador para fazer a bomba de água?

Eu não trocaria peças boas, então deixaria o tensor e as polias para sua próxima bomba de água. :) E você vai precisar de um pouco de líquido de arrefecimento AISIN. Boa hora para fazer uma drenagem e enchimento.
 
#8 ·
Hmm. Eu mostrei a uma pessoa um vídeo disso balançando e ela disse que ficou chocada por eu não estar cuspindo anticongelante por todo lugar. Mas a polia está apertada em tudo o que esses 4 parafusos a prendem. Para quem já fez isso, a polia se prende a algum tipo de adaptador que se conecta ao eixo da bomba, que pode ter se soltado? Ou a polia se prende diretamente ao eixo da bomba?

Se algo estivesse solto e pudesse ser apertado, eu ficaria super feliz e apenas colocaria tudo de volta no lugar assim que estivesse apertado e esperaria até que algo mais falhasse. Não perdi anticongelante e ainda não rachou nenhuma das linhas do radiador.

Se for a bomba d'água, isso pouparia algum trabalho para você fazer as velas ao mesmo tempo? Sempre que estou fazendo velas de 120.000 km, também troco o sensor 02 a montante traseiro, pois é realmente um item de manutenção (eles ficam preguiçosos, usam mais combustível e matam gatos). Você tem que puxar a tampa do limpador para fazer a bomba d'água?
Eu fiz a bomba d'água e as velas no meu 09 LE (mesmo motor: 2GR-FE). Contanto que seja um pouco semelhante no Gen3, eu não diria que nenhum dos trabalhos é compartilhado entre os dois, então eu não faria as velas a menos que você queira apenas levar o tempo extra. Eu não precisei remover os limpadores ou a tampa quando fiz a bomba d'água.
Sim, posso confirmar agora que você não precisa remover a tampa do limpador para fazer a bomba d'água. Embora eu tenha dado uma olhada e a substituição das bombas traseiras pareça divertida. Estou presumindo que você tem que puxar a tampa do limpador para fazer isso?

Se forem 120.000 km, terei que fazer isso em breve, mas acho que vou esperar, pois nenhum dos trabalhos é compartilhado.

Depende de quem está fazendo. Se você está pagando alguém para fazer isso, faça o tensor e as polias intermediárias ao mesmo tempo, pois você estaria pagando perto de 75% do valor da mão de obra para substituir o tensor. Se for DIY, então, se você puder abrir mão dos componentes adicionais, desde que esteja ok em abrir a área novamente.
Pessoalmente, este é um trabalho tedioso e eu apenas os substituiria todos e terminaria
Ugh. O tensor parece ok, mas sim, isso é muito tedioso e tudo o que preciso remover para chegar à bomba d'água, também preciso remover para chegar a essas polias. O tensor parecia ok, o rolamento girava livremente sem folga e tinha boa tensão sem pegajosidade quando removi a correia. Então, parte de mim quer deixá-lo, parte de mim não quer voltar em 50.000 milhas se falhar antes da próxima bomba d'água. Vou ver como estão minhas finanças.

A polia intermediária, por outro lado, girava livremente, mas eu podia balançá-la um pouco para frente e para trás. Se for como a maioria dos rolamentos, não deve ter folga lateral. Então, vou pedir um, independentemente de decidir ou não trocar o tensor.
 
#4 · (Edited)
Depende de quem está a fazer. Se estiver a pagar a alguém para o fazer, então faça a tensão e as polias tensoras ao mesmo tempo, pois estaria a pagar perto de 75% do valor da mão-de-obra para substituir a tensão. Se for você mesmo, então pode dispensar os componentes adicionais, desde que não se importe de abrir a área novamente.
Pessoalmente, este é um trabalho tedioso e eu apenas os substituiria todos e terminaria com ele.
 
#5 ·
Eu fiz tanto a bomba de água quanto as velas de ignição no meu 09 LE (mesmo motor: 2GR-FE). Contanto que seja um pouco semelhante no Gen3, eu não diria que qualquer um dos trabalhos é compartilhado entre os dois, então eu não faria as velas a menos que você queira apenas gastar o tempo extra. Eu não precisei remover os limpadores ou a cobertura quando fiz a bomba de água.
 
#6 · (Edited)
Removi a montagem superior do motor até agora. Eu nem tenho uma ferramenta que possa soltar o tensor na correia. Não posso usar o meu normal de um soquete em uma barra de força porque não há espaço suficiente. Pode ser necessário comprar uma daquelas ferramentas de tensor que é longa e fina.

Também não consigo ver os parafusos de montagem da bomba d'água. Eu estava tipo “como diabos você deve fazer isso??” Então eu me lembrei que a etapa 1 do FSM é remover o motor. Mas muitos aqui fizeram isso sem isso, então vou diminuir o ritmo, assistir a alguns vídeos e fazer isso. Edição: Não, não é. Isso era verdade para o manual de serviço da 2ª geração, mas a 3ª geração não especifica isso. Para qualquer geração, não deve ser necessário. Você não deveria ter que mexer no motor, embora seja apertado.
 
#9 ·
Não. Polia solta e, embora eu não pudesse removê-la porque ela bate na baia do motor antes que possa deslizar para fora do eixo, eu pude sentir por baixo dela. A flange que a prende por parafusos também é apenas prensada no eixo e está firmemente presa ao eixo. É o próprio eixo que está balançando. Deve ser um rolamento ruim. Meio surpreendente que não estivesse vazando com tanta folga. Deve ter boas vedações nesta bomba.
 
#13 ·
Hum. Então eu tenho a assinatura TIS. Eu li aqui em mais de um lugar que o manual da Toyota dizia para remover o motor. Na verdade, ele não diz para remover o motor! Em uma inspeção rápida, o processo é o mesmo do que está descrito aqui no fórum. A única menção do próprio motor é a remoção do suporte inferior e o macaqueamento do motor ligeiramente para permitir que o parafuso mais baixo e mais longo do suporte superior do motor do passageiro livre as linhas do ar condicionado. Eu não precisei fazer isso, consegui apenas soltar o suporte nas linhas do ar condicionado e puxá-lo suavemente para o lado enquanto eu mexia no suporte e no parafuso até que ele se soltasse.

De qualquer forma, vou baixar todas as seções do manual necessárias para isso, o que deve tornar o processo um pouco mais tranquilo.

O que me fez rir no manual de serviço é como ele diz para separar a polia da bomba d'água. Então, depois de dizer como fazer isso com uma ferramenta de serviço especial (SST), ele diz: "DICA: Não há espaço suficiente para remover completamente a polia da bomba d'água do eixo da bomba d'água. Remova a polia da bomba d'água junto com o conjunto da bomba d'água." Então, por que se preocupar em remover a polia em espaço limitado? Basta removê-la mais tarde? Ou talvez a polia atrapalhe a remoção da bomba do compartimento do motor?
 
#14 ·
Hum. Então eu consegui a assinatura TIS. Eu li aqui em mais de um lugar que o manual da Toyota dizia para remover o motor. Na verdade, não diz para remover o motor! Em uma inspeção rápida, o processo é o mesmo do que está descrito aqui no fórum. A única menção do próprio motor é remover a montagem inferior e levantar o motor ligeiramente para permitir que o parafuso mais baixo e mais longo do suporte superior do motor do passageiro inferior livre as linhas do ar condicionado. Eu não precisei fazer isso, consegui apenas soltar o suporte nas linhas do ar condicionado e puxá-lo suavemente para o lado enquanto eu mexia no suporte e no parafuso até que ele deslizasse livre.

De qualquer forma, vou baixar todas as seções do manual necessárias para isso, o que deve tornar o processo um pouco mais tranquilo.

Do que eu ri no manual de serviço é como ele diz para separar a polia da bomba d'água. Então, depois de dizer como fazer isso com uma ferramenta de serviço especial (SST), ele diz: "DICA: Não há espaço suficiente para remover completamente a polia da bomba d'água do eixo da bomba d'água. Remova a polia da bomba d'água junto com o conjunto da bomba d'água." Então, por que se preocupar em remover a polia em espaço limitado? Basta removê-la mais tarde? Ou talvez a polia atrapalhe a remoção da bomba do compartimento do motor?
Parece que eles atualizaram o manual para a 3ª geração. Bom para eles.

O manual tsienna.net (2ª geração) diz para remover o motor e não diz nada sobre a folga da polia/bomba.

A polia precisa ser removida porque alguns dos parafusos da bomba d'água estão atrás dela. E sim, eu tive que fazer o mesmo na 2ª geração - soltar a polia primeiro, tirar todos os parafusos da bomba d'água e, em seguida, remover a bomba d'água e a polia ao mesmo tempo.

Estou feliz que eles atualizaram o manual para (na minha opinião) um procedimento mais razoável.

Outra boa mudança com a 3ª geração é a caixa do filtro de ar. Recentemente, verifiquei um filtro de ar em uma 3ª geração (2011) e foi uma loucura como era fácil de remover. Ótimo novo design. A 2ª geração é uma dor. Não é grande coisa, mas é bom que eles tenham melhorado. Mas então a 3ª geração tem as desvantagens de não ter vareta de transmissão e não ter um banco de passageiro de 8 lugares em tamanho real. Acho que sempre há prós e contras...
 
#16 ·
Também tive um colega de trabalho que trabalhou em muitos veículos e me disse que se a polia tensora e o tensor estiverem em boas condições, ele os deixaria, pois raramente falham catastroficamente e geralmente falham lentamente com o tempo. Dei uma olhada no manual de serviço e na minha van, e eu acho que se a cobertura do para-choque dianteiro e o pneu dianteiro do passageiro e a cobertura atrás forem removidos, eu poderia remover o tensor mais tarde sem tocar em todas as coisas na parte superior (suporte do motor/termostato/linhas de resfriamento/etc.). Se for esse o caso, como o tensor ainda parece bom, provavelmente vou pular, sabendo que substituí-lo será relativamente fácil.

Eu não removi a cobertura do para-choque dianteiro, mas olhando para o manual, ele se parece muito com o traseiro para montagem, que foi muito fácil de remover e reinstalar quando instalei meu engate. Então sim, se eu puder confirmar aqui assim que eu colocar os olhos nos parafusos de montagem que eu teria acesso para removê-los através do vão da roda e da área do para-choque dianteiro, eu vou passar na substituição do tensor, sabendo que posso substituí-lo com um trabalho relativamente mínimo se ele não durar até outra bomba d'água.

Atualizarei minhas descobertas aqui mais tarde.

Eu já percebi, olhando para o manual de serviço, que a correia de transmissão pode ser removida e instalada através do vão da roda dianteira. Eu mal consegui tirá-la de cima na outra noite, e estava me perguntando como diabos eu coloco isso. Então eu li a seção da correia de transmissão no manual de serviço e percebi que é através do vão da roda, posso soltar o tensor e remover/instalar a correia através do vão da roda sem remover nada do que eu tive que remover para chegar à bomba d'água.

Com essa percepção, a correia de transmissão, que parece nova, também não será substituída agora, agora que sei como posso acessá-la, mesmo na beira da estrada, removendo apenas o pneu dianteiro e o painel atrás do pneu. Eu acho que se for apenas uma correia de transmissão, eu poderia trocá-la em cerca de 20 minutos.
 
#17 ·
Bem, outro dia eu dei partida na van e comecei a ouvir um som metálico de "ting". Nem sempre regular, mas variado com a velocidade do motor e não importava se o ar condicionado estava ligado ou desligado. Devido ao som, parecia que não poderia ser interno ao motor e estava vindo da área da correia. Depois de uma busca rápida, mostrou que as bombas d'água tendem a falhar em torno da marca de 100.000 milhas (113.000 milhas agora), então eu pensei que fosse isso. Eu consegui um estetoscópio de mecânico, mas não havia como colocá-lo na bomba d'água que eu pudesse ver sem que ele atingisse a correia. Mas eu ouvi o compressor do ar condicionado e o alternador e não são eles. E coloquei minha mão na polia da bomba d'água e balancei e tinha folga. Então, definitivamente a bomba d'água.

Mais alguma coisa que eu realmente deveria substituir quando estiver lá? Coisas que eu definitivamente vou substituir:

  • Bomba d'água

  • Termostato

  • Anel de vedação do termostato

  • Correia serpentina
Eu vi menções de pessoas trocando o tensor ou a polia do tensor, a polia intermediária. Algumas pessoas disseram para trocá-los, outras disseram que está tudo bem. Estou inclinado a deixá-los por enquanto, o dinheiro está um pouco apertado no momento, e o tensor custa mais do que a bomba d'água! Também não tive nenhum problema com o deslizamento da correia.
Desculpe, acabei de ver isso, vejo que você já está nisso. Consegui fazer isso em cerca de 3 horas sem remover as montagens do motor (exceto a montagem superior de torque) e sem levantar o motor. Alguns são para anos diferentes. O meu é um 2013 Limited AWD. Peças que eu substituí:
Bomba d'água
polia intermediária
rolamentos do tensor. https://www.amazon.com/gp/product/B08X6GB3JK/ref=ppx_yo_dt_b_search_asin_title?ie=UTF8&psc=1 você precisa de um par para a polia intermediária
correia serpentina
líquido de arrefecimento
montagem de torque de substituição
Loctite azul

Aqui estão alguns vídeos do YouTube para assistir.

A polia do tensor não é vendida separadamente do conjunto do tensor. Além de custar cerca de US$ 200, é uma PITA total para substituir e não é necessário. Você pode remover a polia e expulsar os rolamentos antigos, que é uma pilha dupla de rolamentos 17x40x12. Então eu apenas usei um torno de 6" e alguns soquetes para empurrar as substituições empilhadas. Essa parte levou cerca de 10 minutos. O pacote Timken 2 custa menos de US$ 20
A chave para tirar tudo é ser paciente e girar a bomba d'água para que ela desvie dos obstáculos. Você precisa remover a polia da bomba d'água e, em seguida, removê-la da bomba d'água assim que a bomba d'água estiver livre e puder ser movida um pouco.
Existem dois tipos de parafusos na bomba d'água. Todos os grandes têm o mesmo comprimento e não cabem nos orifícios pequenos e todos os pequenos também têm o mesmo tamanho. Seria inteligente colocar os parafusos na nova bomba d'água ao removê-los para controlar todos os parafusos e que você os removeu todos.
Eu tinha minha Sienna em um quickjack. Eu não usei um macaco para mover o motor.
A braçadeira na parte superior da bomba d'água tem um parafuso longo que causa problemas a todos, tanto para tirar quanto para colocar. Esta é uma daquelas coisas de quebra-cabeça que a melhor coisa que posso dizer é que é possível se você movê-la para a posição correta.
Existe um parafuso sangrador na parte traseira do motor, perto da montagem de torque, que você precisa abrir para sangrar o ar do sistema.
No final, minha bomba d'água estava ruim, não vazando, as aletas ainda no lugar, mas você podia sentir folga nela após a remoção. O rolamento da polia do meu tensor também estava ruim, o que eu descobri porque estava barulhento no estetoscópio.
Outra dica. Se você drenar o radiador e deixar a tampa, ele sugará o líquido de arrefecimento do tanque de expansão. Caso contrário, você deve drená-lo manualmente. Abra o sangrador na parte traseira do motor para tirar todo o líquido de arrefecimento do motor.
Eu usei ferramentas bastante padrão para puxar o tensor para trás para puxar a correia. Afrouxei os parafusos na polia da bomba antes de remover a correia e usei a correia para apertá-los também. Também existem orifícios vazios na correia que você pode colocar uma chave allen para travar a polia, mas a correia funcionou para mim.
 
#19 · (Edited)
Situação atual: Pronto para remover a carcaça do termostato e a polia tensora, depois a bomba d'água. A van está levantada na frente e apoiada em cavaletes. Também removerá o pneu dianteiro do passageiro para obter acesso por baixo para ajudar a remover/instalar a bomba e instalar a correia mais tarde. Supondo que as peças cheguem, devo estar dirigindo isso novamente neste fim de semana.
 
#18 ·
O vídeo que discute as possíveis polias tensoras de substituição que podem corresponder é onde descobri que você pode simplesmente substituir os rolamentos. Foi um dos comentaristas sob o vídeo que identificou o tamanho dos rolamentos e que havia dois. Com base nisso, comprei os rolamentos na Amazon por 18 e os substituí, reutilizando a polia e o parafuso.
 
#22 · (Edited)
Olá jseyfert3,

O Aisin WPT803 vem com o-rings?

Obrigado
Ele vem com uma nova junta que vai entre a bomba d'água e o bloco do motor. Esta é a única junta que faz parte da própria bomba d'água.

No entanto, para ter acesso à bomba d'água para removê-la, você precisa remover o termostato e a carcaça do termostato, quebrando três juntas seladas com junta/o-ring. Estes três devem ser substituídos. Eu listei os números de peça da Toyota que você pode usar para pesquisá-los, além dos não-OEM que eu realmente obtive da Rockauto. Em um lugar como a Rockauto ou outro site de peças automotivas, você pode usar os PNs da Toyota para encontrar peças não-OEM. Foi assim que encontrei os três O-rings na Rockauto, pesquisando os PNs da Toyota e escolhendo um oring que apareceu com essa pesquisa de PN, pois as peças têm números OEM que substituem. Nem todos eles apareceram na Rockauto sob meu veículo, mas todos apareceram com uma pesquisa de PN da Toyota.

Eu obtive os PNs da Toyota olhando os diagramas em parts.Toyota.com.

Devo também notar que os números de peça que eu referencio são para o motor V6 no meu 2014, mas parts.Toyota.com listou dois motores diferentes. Parece que isso foi vendido até 2012 com uma opção para um I4, e se esse for o motor que você tem, esses PNs não funcionarão.
 
#24 ·
@q0987 atualização rápida. Recebi minha bomba Aisin e ela realmente tinha dois dos três o-rings/juntas que eu disse que você precisava comprar separadamente. O único que ela não tem é o o-ring do termostato. Provavelmente amanhã postarei mais detalhes, fotos e atualizarei meu post com os números das peças para indicar isso.

Outra atualização geral: Removi a polia tensora de baixo da van. Também confirmei que você pode remover e instalar a polia intermediária de baixo também com relativa facilidade. Portanto, não há necessidade de se preocupar em trocar as polias tensoras/intermediárias ou os rolamentos das polias quando você faz uma troca da bomba d'água, se elas ainda estiverem com boa aparência e girando suavemente, porque você NÃO precisa desmontar tudo para remover essas polias, você pode simplesmente remover o pneu dianteiro e, em seguida, remover as polias através do para-lama depois de remover a correia.

Também observei bem o tensor dessa forma e não há como remover a própria tensão sem remover o compressor do ar condicionado. Então, para as pessoas que disseram que substituíram o tensor, não faço ideia de como você conseguiu fazer isso sem puxar o compressor, a menos que você tenha um motor diferente do que eu tenho.

Mais detalhes e fotos de tudo isso serão postados em breve, provavelmente amanhã à noite. Espero que minha van esteja dirigível amanhã, pois removi com sucesso a bomba d'água antiga, então estou oficialmente no meio desse trabalho. Não tenho trabalhado muito nisso, tenho estado ocupado com o trabalho e outras coisas, então tenho feito principalmente apenas pedaços de 10 a 45 minutos principalmente. Concordaria com as estimativas que vi aqui de que você poderia fazê-lo em 4-8 horas se tivesse as peças todas alinhadas e tivesse revisado as informações sobre como trocar a bomba. Suspeito que, se eu fizesse isso de novo, levaria cerca de 3-4 horas se eu tivesse todas as peças e fizesse tudo de uma vez.
 
#25 · (Edited)
Ok, então vou transformar este tópico num guia prático. Este será provavelmente um post em várias partes, ao longo do próximo dia ou dois. Espero que isto seja útil para a próxima pessoa e que lhe poupe tempo a procurar muita informação. Este guia prático é para o motor 2GR-FE, que é o V6 de 3,5L usado a partir do ano de modelo 2007-2016, mas alguns dos passos podem ser ligeiramente diferentes para as carrinhas de 2ª geração, pois podem ter diferentes limitações de espaço ou suportes do motor, mesmo que usem o mesmo motor.

Então, é difícil? Na verdade, não. Se já fez outras pequenas reparações antes, provavelmente está pronto para começar aqui. É mais frustrante do que qualquer outra coisa, devido aos espaços apertados. Em termos de tempo, vi estimativas de 4 a 10 horas para trabalhos de bricolage. Levei talvez 8-10. Difícil de dizer exatamente, porque estava ocupado e fiz muitas sessões pequenas antes e depois do trabalho, antes de fazer a maior parte disto este fim de semana. Coloquei a bomba de água nova ontem à noite com a maioria dos parafusos apertados com os dedos, por isso hoje comecei um pouco depois do ponto médio. Demorei 4 horas de trabalho, incluindo o pequeno-almoço. Portanto, 8 horas no total parece uma estimativa bastante razoável para o meu tempo.

Peças de que precisa:
  • Bomba de água - A peça OEM da Toyota é 1610009442. Optei pela Aisin WPT803, comprada na Rockauto. A bomba OEM também é fabricada pela Aisin. Em teoria, estas são bombas idênticas, mas na prática podem ser diferentes. A Aisin oferece uma garantia de peças de 12 meses/19.000 km. A Toyota oferece uma garantia apenas de peças de 12 meses. Portanto, em qualquer caso, está bem se a bomba falhar, mas em nenhum dos casos a mão-de-obra será paga para uma substituição.
    • Ambas vêm com a junta da bomba, a junta da caixa do termóstato e o o-ring do tubo de saída de água. Parece que a maioria, se não todas, as bombas na Rockauto vêm com estas três vedações, mas verifique-as. Se vir dois tamanhos diferentes de o-ring na imagem da bomba, então devem vir.
    • Se a bomba que escolher não vier com estas outras duas juntas/o-rings, então precisa da Toyota PN 163250P020 e 9676124021 ou equivalente.
  • Junta do termóstato - A peça OEM da Toyota é 1632562010. Usei uma Fel-Pro 35445 da Rockauto, principalmente porque era uma das marcas que podia enviar do mesmo armazém que a minha bomba no mesmo dia.
  • Termóstato - O número da peça OEM da Toyota é 90916A3002. Usei um Aisin THT019 da Rockauto.
    • Tecnicamente, não precisa de um novo termóstato. Mas o Aisin custava 15 dólares, e como o ia remover, e já tive de substituir termóstatos noutros veículos antes dos 320.000 km, pensei que também o devia mudar.
  • Líquido de arrefecimento: 2-3 galões de líquido de arrefecimento pré-diluído de longa duração Toyota, ou equivalente compatível. Compatível é a palavra-chave, pois a mistura de líquidos de arrefecimento incompatíveis pode levar a coisas más.
    • Tal como o fluido da transmissão, prefiro usar o fluido do fabricante para isto. Ao fazer uma pesquisa, o material da Toyota é realmente bom. Todos os canais de arrefecimento de alumínio estavam em perfeitas condições no interior, por isso este material funciona bem. Gasto 23 dólares por galão no meu concessionário local.
    • A capacidade total do sistema é um pouco inferior a 3 galões, por isso, compre três se quiser estar seguro ou se planear remover as torneiras de drenagem do motor para uma lavagem mais completa do líquido de arrefecimento enquanto o faz. Tenho a certeza de que o meu líquido de arrefecimento foi lavado há cerca de 20.000 km, por isso não estava preocupado em localizar as torneiras de drenagem do bloco do motor para fazer uma drenagem completa. Embora fazê-lo provavelmente tornaria um pouco menos confuso quando retirar a bomba. Mais detalhes sobre isso na secção de imagens.
Nota: Tecnicamente falando, não precisa de remover o termóstato. Só precisa de remover a caixa do termóstato. No entanto, tentei instalar a caixa com o tubo do líquido de arrefecimento que remove para chegar ao termóstato instalado, e não consegui colocá-lo de volta facilmente assim. Mas o manual de serviço não especifica a remoção deste tubo ou do termóstato, por isso, tecnicamente, é possível...

Peças que pode querer substituir:
  • Mangueiras do radiador - Muitas pessoas mudam as mangueiras do radiador nesta altura. Saltei esta parte, as minhas mangueiras pareciam estar em bom estado. Mas como tem de drenar o líquido de arrefecimento, não é má ideia.
  • Polias tensoras e tensoras - Tem de removê-las para retirar a bomba, por isso, várias pessoas mudam-nas ao mesmo tempo. Não são terrivelmente caras, mas a polia tensora não é vendida pela Toyota como peça de substituição. Apenas o próprio tensor (incluindo uma nova polia). Outras pessoas compram rolamentos de substituição e retiram os rolamentos antigos e instalam novos rolamentos.
    • Saltei a substituição da polia ou do rolamento depois de perceber que ambas estas polias podem ser removidas do guarda-lamas dianteiro do passageiro. Só precisa de levantar a frente da carrinha, remover o pneu do passageiro, remover a proteção de plástico entre o pneu e o motor e remover a correia e pode remover ambas estas polias sem fazer mais nada. Acho que muitas pessoas pensaram que tinham de passar pelo longo e tedioso processo necessário para aceder à bomba de água para remover estas polias. Não é difícil removê-las mais tarde através do guarda-lamas, por isso, desde que girem suavemente, eu pessoalmente diria para deixá-las.
  • O céu é o limite. Algumas pessoas substituíram alternadores e até compressores de ar condicionado como PM durante uma troca de bomba de água. Achei que isso estava a ir um pouco longe demais. Mas certamente, se remover a correia e o seu alternador não estiver a girar suavemente, ou o seu compressor de ar condicionado não estiver a funcionar, agora é a hora de os substituir.
  • Tensor - Muitas pessoas mencionaram a substituição do próprio tensor neste ponto, também como PM. Mas no motor 2GR-FE, os parafusos de montagem do tensor estão atrás do compressor. Não pode remover o tensor sem remover o compressor. E remover o compressor é um problema em si.
Ferramentas de que precisa:
  • Chaves de caixa de 10, 12, 14 mm.
    • Também usei uma chave de caixa de 14 mm de profundidade, mas não me lembro porquê
  • Chaves combinadas de 10, 12 e 14 mm
    • Chaves de 12 pontas são altamente preferíveis para alguns dos parafusos
  • Chave de fendas + extensões de vários comprimentos
    • É o que eu tinha. Acionamento de 3/8".
    • Uma chave de fendas e chaves de caixa de 1/4" teriam facilitado a remoção de vários destes parafusos.
    • O acionamento de 1/2" seria demasiado grande.
  • Chave de segurança + chave de caixa de 19 mm
    • Ou o outro tamanho que se adapta a esta chave, ou uma chave de caixa profunda normal se não tiver porcas de segurança
  • Alicates
  • Barra de disjuntor ou semelhante para porcas de roda.
  • Macaco e suportes de macaco
Ferramentas que são úteis, mas podem não ser estritamente necessárias:
  • Várias chaves de fendas planas para todas as tarefas para as quais as chaves de fendas planas são usadas que não envolvem apertar parafusos (alavancar/martelar/etc.)
  • Um martelo, para ajudar a persuadir as peças pegajosas com a chave de fendas plana mencionada
  • Uma escova de arame para limpar as roscas dos parafusos
  • Chave sextavada de 5 mm, ou semelhante, para manter a polia tensora aberta para facilitar a remoção/instalação da correia de transmissão
  • Alicates de bloqueio, a ferramenta de serviço especial (SST) do homem pobre, substituto da SST 0996010010
    • Pesquisei agora mesmo, isto aparentemente custa 350-450 dólares! Mas parece que existem ferramentas semelhantes a partir de 30 dólares
    • Também pode ser possível soltar estes parafusos antes de remover a correia de transmissão, evitando assim qualquer tipo de ferramenta para segurar a polia. Mas não verifiquei, e a correia pode não segurá-la com segurança suficiente para evitar que gire enquanto aperta os parafusos.
  • Chave de binário, se quiser apertar a bomba de água com o binário especificado
    • Também uso uma chave de binário nas minhas porcas de roda. Não quero que as minhas rodas saiam, mas também quero poder tirar as porcas na berma da estrada, se precisar, por isso uso sempre uma chave de binário nas minhas porcas de roda.
  • Anti-aperto: Todos os parafusos saíram com bastante facilidade no que diz respeito ao trabalho de carro, mas usei alguns para os parafusos de montagem do motor, bem como todos os parafusos que passaram pela chapa metálica e, portanto, ficaram muito enferrujados.
  • Funil, para encher o líquido de arrefecimento.
  • Fast Orange, para limpar as mãos
    • Costumava usar Goop, mas o Fast Orange funciona muito melhor. Se trabalha no seu carro, basta comprar o jarro de um galão com a bomba e guardá-lo na sua garagem. Limpa a graxa mais pegajosa e limpa com toalhas de oficina/papel, ao contrário do resíduo oleoso que o Goop deixou
  • Toalhas/panos de oficina
  • Lâmpada de cabeça
    • Ao trabalhar em veículos, uma lâmpada de cabeça é a melhor coisa que pode ter para luz. Obtenha uma com um feixe de inundação (largo), não obtenha uma com um dos feixes focados. Estes são bons para caminhar à noite, mas precisa de um lançamento realmente amplo para trabalhos mecânicos de perto.
Aqui está tudo o que usei para este trabalho. A única coisa que não está na imagem é o termóstato e a junta do termóstato. P.S. Não coloque a sua nova bomba de água numa superfície rugosa como esta, pode arranhar a superfície de vedação. A que está na imagem é a bomba antiga, por isso não me importei.
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Mais novidades amanhã, fique atento.
 
#26 ·
Q1 > Quantas montagens do motor na parte inferior do carro você afrouxou?

Q2> Quando você levantou o motor através do cárter de óleo, você notou alguma deformação do cárter de óleo depois de terminar o trabalho? Estou curioso para saber quanto peso o cárter de óleo pode suportar?

Obrigado!
 
#27 ·
Q1 > Quantas montagens do motor na parte inferior do carro você afrouxou?

Q2> Quando você levanta o motor através do cárter de óleo, você notou alguma deformação do cárter de óleo depois de terminar o trabalho? Estou curioso para saber quanto peso o cárter de óleo pode suportar?

Obrigado!
Nenhum, porque eu não levantei o motor. O FSM diz para levantar o motor para que o parafuso inferior mais longo do suporte superior do motor do lado do passageiro libere as linhas do ar condicionado. Então você deve abaixar o motor novamente até terminar e levantá-lo novamente para poder colocar este parafuso de volta. Eu consegui tirar e colocar o parafuso simplesmente afrouxando o suporte que segura as linhas do ar condicionado e empurrando-as suavemente para o lado do compartimento do motor e balançando a combinação parafuso/suporte para fora.

Eu só usei o macaco para levantar toda a frente do carro do chão para que as rodas não tocassem, e então coloquei-o nos dois cavaletes, para que eu pudesse tirar o pneu dianteiro do passageiro e acessar a correia e alguns dos parafusos por baixo. Provavelmente não é estritamente necessário para este trabalho, mas sem ele seria muito mais difícil alcançar alguns dos parafusos na bomba d'água e colocar a correia de volta.

O macaco no centro da frente foi principalmente porque eu nunca gostei de como se você levantar em um canto, o cavalete não pode ir para onde você levanta, então você está levantando onde não deveria, ou colocando o macaco onde não deveria. A exceção para isso é o macaco inteligente, mas caro, que eu vi uma vez e que tinha uma fenda para que o cavalete pudesse caber onde você levanta o veículo, o que evita esse problema.

Quando eu tinha a assinatura do Toyota TIS, eu baixei a página que mostrava os locais de elevação adequados, que são essencialmente os mesmos que estão listados no tsienna.net, embora isso seja para a 2ª geração. O local de elevação central dianteiro fica na viga transversal dianteira. Olhe sob a van, na borda traseira da proteção contra respingos de plástico. Há um recorte semicircular nesta borda traseira no centro. Atrás deste recorte está a barra transversal, com uma "corcunda" ligeiramente rebaixada. Esta "corcunda" é onde você posiciona um macaco para levantar a extremidade dianteira do veículo. Em seguida, coloque os cavaletes na borda da estrutura lateral atrás dos pneus, entre os entalhes. Observe também as precauções para levantar um veículo dianteiro e/ou traseiro, as precauções listadas são as mesmas no tsienna.net que no 3º gen FSM. Para como calçar os pneus antes de levantar e para soltar o freio de estacionamento e mudar para N antes de levantar. Eu fiz isso, mas coloquei o freio de estacionamento de volta depois de levantar a extremidade dianteira e colocá-la nos cavaletes e antes de trabalhar sob a van. Então eu soltei o freio de estacionamento depois de verificar os calços antes de levantar a extremidade dianteira dos cavaletes e abaixá-la de volta ao chão.

Eu não fiz isso desta vez, mas outro truque que aprendi em algum lugar foi, como backup para os cavaletes, se você remover um pneu, coloque o pneu no chão logo atrás do cavalete. Dessa forma, caso o cavalete falhe ou escorregue por algum motivo, há algo mais sólido sob a estrutura para, esperançosamente, pegar o veículo antes que você o pegue... Eu também usei o próprio macaco como backup para os cavaletes, mas isso não é tão sólido quanto um pneu, mas ainda melhor do que nada. Se eu usar um macaco como backup para um cavalete, aplico todo o peso no cavalete, depois posiciono o macaco sob um local adequado, mantendo-o apenas fora do contato com o veículo para que não esteja recebendo nenhuma carga, e garanto que a válvula esteja totalmente fechada. Mas não faça, repito, NÃO trabalhe sob um veículo por qualquer motivo que seja suportado por um macaco, trabalhe apenas sob um veículo suportado por cavaletes, depois de abaixar o peso do macaco sobre os cavaletes e verificar se ele está seguramente apoiado.
 
#29 ·
Ok, vamos começar. Tenho cerca de 60 fotos :eek:

Eu provavelmente começaria por encontrar uma superfície nivelada onde possa trabalhar no veículo e levantá-lo com um macaco. Usei o ponto de elevação central dianteiro, conforme descrito na publicação acima, e coloquei suportes de macaco nos dois pontos de elevação dianteiros, deixando os pneus dianteiros ligeiramente fora do chão quando baixados sobre os suportes de macaco. Remova o pneu dianteiro do passageiro e o divisor de plástico entre ele e o motor. Este divisor de plástico tem dois parafusos e uma presilha de plástico, a última das quais ficou presa e quebrou-se. Preciso de um novo, mas ainda não tenho o PN. Depois de remover isso, você tem acesso à correia de transmissão por baixo.
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Coloque uma chave de 14 mm na polia do tensor e gire-a no sentido anti-horário para soltar a correia. Há um orifício na parte inferior, uma vez que você solta totalmente a correia, que se encaixa bem em uma chave hexagonal de 5 mm. Isso segura a polia do tensor, para que você possa remover a chave. Agora você pode deslizar facilmente a correia sem tentar segurar a polia enquanto o faz.
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Depois que a correia estiver livre, se você não tiver certeza se a bomba de água é realmente o seu problema, agora você pode girar livremente a polia da bomba de água. Tente movê-la de um lado para o outro. Se não girar facilmente ou tiver folga quando você a mover de um lado para o outro, definitivamente não é bom.

Volte para o topo e remova o parafuso do suporte da linha do ar condicionado usando uma chave de 10 mm e uma extensão longa.
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Há dois fios pretos, um para o motor e outro derivado deste que vai para a parte traseira. Eu removeria ambos os fios. Você pode deixá-los pendurados na montagem superior esquerda. Há um conector preto no dispositivo ABS do lado esquerdo. Puxe a parte cinza do plugue para cima, ele sobe cerca de 1/2" ou mais, então o plugue pode ser puxado para trás para remover. Deixe-o lá. Ele só precisa se mover ligeiramente para baixo para tirar um parafuso em um segundo.
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A montagem do torque, a coisa preta grande, precisa ser afrouxada no lado do compartimento do motor. Dê algumas voltas, mas não precisa removê-la totalmente.
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Remova o suporte superior do motor. Comece removendo o parafuso na montagem do torque. Em seguida, solte completamente os três parafusos no suporte superior. O superior também aparafusa um pequeno suporte preto que vai para a direita, onde é mantido no lugar com duas porcas. Remova as duas porcas e o pequeno suporte preto. Em seguida, remova o parafuso que prende o pequeno suporte de alumínio que é aparafusado sob o suporte preto pelas duas porcas. Agora deslize a montagem superior do motor para frente para limpar o suporte da montagem do torque e remover. Deixei os parafusos para que não se perdessem ou se misturassem. Também coloquei as duas porcas de volta no suporte da montagem do motor para que não se perdessem e rosqueei o único parafuso que prendia o pequeno suporte de alumínio de volta no motor pela mesma razão. (em algumas fotos, os pequenos suportes preto e de alumínio estão faltando, porque coloquei o suporte de volta e esqueci deles, então tive que remover o parafuso para poder reinstalá-los)
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Remova os 5 parafusos que prendem o suporte inferior do motor. Deixe o parafuso da imagem por último, este é o problemático. Depois que os primeiros quatro saírem, observando para onde vão, pois existem vários comprimentos diferentes, remova o 5º parafuso. Isso atingirá as linhas do ar condicionado. Depois que estiver livre, certifique-se de que o suporte esteja solto, então puxe suavemente as linhas do ar condicionado em direção à lateral do compartimento do motor enquanto mexe o suporte do motor para o lado e para a parte traseira da van. Você precisa colocar o parafuso à esquerda e, em seguida, o lado direito do parafuso pode se soltar sob o que estiver preso enquanto você mexe e torce o suporte em direção à parte traseira do veículo. Depois que o parafuso se soltar no lado direito, ele levantará e sairá. A imagem removida mostra o 5º parafuso. Depois de removido, coloquei os outros quatro parafusos nos orifícios para saber para onde iam e coloquei-o de lado.
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Deve agora parecer mais ou menos assim.
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Remova as polias do tensor e da polia intermediária. A polia do tensor é mais fácil de remover por baixo. Este é um parafuso com rosca esquerda, então gire-o no sentido horário para removê-lo!!! Na imagem abaixo, ele já foi removido. Em seguida, remova a polia intermediária. Isso pode ser mais fácil de alcançar por cima, mas também pode ser removido por baixo, conforme mostrado. Este é um parafuso normal, gire-o no sentido anti-horário para remover. Coloque ambas as polias de lado e deixe os parafusos e as tampas de poeira com elas na orientação e posição corretas. O tensor tem apenas uma tampa de poeira, cuja orientação é importante. A polia intermediária tem duas, cuja orientação não importa, mas são dois tamanhos diferentes, um dos quais está em um lado, o outro no outro lado. Não os misture (o FSM lista os tamanhos e qual vai para onde se eles forem misturados).
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Drene o líquido de arrefecimento. Coloque uma bandeja de drenagem de algum tipo sob o centro da van. Olhe atrás do radiador na base. Há uma torneira de drenagem de plástico. Solte-a, não há necessidade de removê-la completamente. O líquido de arrefecimento começará a drenar. Ele quase se alinha com o orifício na proteção contra respingos, mas um pouco caiu na proteção e escorreu pelos orifícios nas laterais. Observe que alguns recipientes ou panos extras podem ser úteis.
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Depois de drenado, remova a braçadeira na mangueira do radiador e, em seguida, deslize a mangueira para fora do tubo de metal. Consegui pegar a mangueira e torcê-la para soltá-la, então ela deslizou facilmente. Coloque-a de lado. Eu recomendaria colocar um pano na abertura para evitar que sujeira entre nela, como aconteceu com a minha.
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Remova as duas porcas que prendem o tubo de metal na carcaça do termostato com uma chave de 10 mm, extensão e catraca. A porca traseira superior é divertida de reinstalar mais tarde...
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Ao instalar, certifique-se de não instalar a polia intermediária primeiro, como eu fiz, ou você não poderá colocar o tubo e precisará remover a polia novamente.
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Remova o termostato. Peguei-o com um alicate porque estava preso, o que o dobrou, mas eu ia substituí-lo de qualquer maneira, então não importava. Ao reinstalar, certifique-se de que a válvula jiggler esteja para cima (a pequena peça de metal solta perto do topo).
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Limitado a 20 fotos por post, então parando aqui.
 
#30 · (Edited)
A junta da termostato tem uma ranhura parcial, ela contorna a termostato. Use uma junta nova ao instalar, independentemente de escolher reutilizar ou não a termostato.
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Remova a braçadeira da mangueira de saída de água.
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Agora remova a carcaça da termostato. Existem dois parafusos e uma porca. Você pode remover a mangueira de saída de água primeiro, mas não consegui uma boa aderência para fazê-lo. Removi os parafusos e a porca, então a carcaça ficou presa no anel de vedação do tubo de metal. Precisei usar uma chave de fenda e um martelo para bater suavemente no lado esquerdo, onde encontra o tubo de metal. Assim que a carcaça ficou solta, consegui movê-la para trás o suficiente com o tubo de saída instalado para agarrar o tubo, torcê-lo para soltá-lo e, em seguida, deslizá-lo para fora. Aparafusei a porca de volta no pino da bomba de água e coloquei os parafusos de volta na carcaça da termostato para que não se perdessem.
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Uma vez removido, você pode ver a junta da carcaça da termostato e o anel de vedação do tubo de saída. Ambos precisam ser substituídos ao instalar a bomba nova. Certifique-se de que as ranhuras estejam limpas ao instalar as novas. Ambos devem ser incluídos com sua bomba nova. Eu não percebi e comprei-os separadamente.
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Há uma proteção de plástico sobre o que quer que seja atrás de onde você acabou de desconectar a mangueira de saída de água. Tive problemas com a bomba de água aqui. Tirei a bomba, mas não consegui colocá-la de volta sem remover esta proteção. Imagine só. Mantido no lugar com dois parafusos, use um soquete de 10 mm e uma catraca para remover.
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Agora você tem que remover a polia da bomba de água. Existe uma ferramenta especial para isso que mencionei na postagem nº 25, mas custa US$ 400. Existem outras ferramentas semelhantes que são muito mais baratas e que devem funcionar. Usei um alicate de travamento sobre um dos parafusos, empurrado contra o eixo, e isso manteve a polia parada enquanto eu quebrava os outros três parafusos. Em seguida, remova o alicate, gire a polia, prenda em um dos parafusos soltos e quebre o quarto parafuso. Ao instalar, aperte os quatro parafusos com os dedos e, em seguida, prenda em um e aperte os outros três. Remova, gire a polia, prenda em outro parafuso e aperte o último parafuso.
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Assim que a polia estiver solta, podemos agora ir ao evento principal, removendo a bomba de água com defeito. Existem 16 parafusos, alguns difíceis de alcançar. Como este, minha catraca de 3/8" não cabia. Felizmente, eu tinha outra que coube. Uma catraca de 1/4" provavelmente seria melhor aqui. Ou uma chave combinada de 12 pontas. Eu tinha uma chave combinada de 6 pontas em 10 mm, mas os 6 pontos não me deram espaço suficiente, e a extremidade aberta não caberia com segurança no parafuso. Uma das outras inferiores, uma chave de 12 pontas foi muito útil, que por acaso eu tinha uma chave de 12 mm em 12 pontas.

Ao remover os parafusos, uma recomendação que encontrei aqui foi colocar a bomba nova e, ao remover cada parafuso, colocá-lo no mesmo orifício da bomba nova. Existem três parafusos diferentes aqui, então você não quer confundi-los.
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Neste ponto, quando os parafusos da bomba foram removidos, começou a vazar líquido de arrefecimento. Isso foi um pouco bagunçado e quebre o(s) coletor(es) de drenagem novamente. Acho que se você afrouxasse os dois bujões de drenagem do bloco do motor, isso não vazaria aqui, mas eu não queria gastar tempo para encontrá-los, especialmente porque o líquido de arrefecimento foi trocado no meu carro há ~13 mil milhas. No geral, este trabalho ainda precisava de dois galões de líquido de arrefecimento, e o sistema comporta três, então troquei 2/3 do líquido de arrefecimento. Nada mal.
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Depois que todos os parafusos forem removidos, incline a extremidade traseira para fora, gire-a para cima e levante a bomba.
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Parabéns! A bomba foi removida! Dê um tapinha nas costas e faça uma pausa. Você está no meio do caminho!

Também atingimos o limite de 20 fotos novamente, então vou verificar o jantar e comer. Mais por vir.
 
#31 ·
Depois que a bomba sai, a junta pode ficar presa na bomba ou no bloco do motor. A minha ficou presa no bloco do motor, mas saiu facilmente.
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Aqui estão as minhas duas bombas. Observe que a nova está sentada em um pano, para que a superfície de vedação na parte inferior não seja riscada. A bomba nova, como mencionado, é Aisin, comprada na Rockauto. A bomba antiga é fabricada pela Aisin para a Toyota. Ela tem as marcas AISIN e TOYOTA. A da Rockauto tem a marca AISIN, mas onde está TOTOTA na bomba antiga, há marcas de moagem. Pelo que pesquisei, parece que a Aisin apenas fabrica essas com a marca Toyota, e qualquer uma que não seja vendida para a Toyota tem as marcas removidas e são vendidas para terceiros, como Rockauto e outras lojas de autopeças. Se você comprar isso de um revendedor Toyota, a marca Toyota não deve ser removida.

Observe a bomba d'água antiga segurando todos os parafusos para mim. Eu originalmente usei a bomba d'água nova para segurar esses parafusos para lembrar os locais. Depois que a bomba antiga saiu, transferi cuidadosamente todos os parafusos para a bomba antiga para segurá-los, então eu sabia onde eles iam na bomba nova.
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Limpe a superfície de vedação da junta no motor e você estará pronto para instalar a bomba nova. No início, tentei instalá-la segurando a junta, mas não consegui colocá-la. Estava batendo naquele protetor de plástico que eu disse para você remover antes. Tentei colocar a bomba sem a junta, mas não tive sucesso. Foi quando removi o protetor de plástico. No entanto, ainda parecia ter problemas com a folga com a junta na bomba, então tirei a junta e coloquei-a sem a junta. Assim como para remover, com a parte longa da bomba para cima, deslize-a para baixo assim, depois gire-a para a posição.

Certifique-se de que, ao instalar a bomba nova, você colocou a polia antiga nela primeiro. Mas não coloque nenhum dos parafusos nela. Basta deslizá-la sobre o eixo e certificar-se de que ela não caia. Depois que a bomba é instalada, a polia não pode mais cair. Mas isso também significa que você não pode colocá-la também. Se você colocar os parafusos na polia fora do motor, o que é tentador, não poderá instalar alguns dos parafusos da bomba d'água. Portanto, coloque a polia sobre o eixo da bomba, não instale nenhum dos parafusos e, em seguida, deslize a bomba e a polia para baixo no compartimento do motor e no lugar.
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Depois de girada para baixo, ela se encaixa bem para mim aqui, longe do motor. Isso facilitou a colocação da junta.
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Deslizei cuidadosamente a junta no espaço entre a bomba e o bloco do motor. Eu a mantive alinhada e rosqueei este parafuso na frente e aproximei-o, mas sem tocar totalmente. Depois que este parafuso é colocado, ele mantém a junta alinhada na frente da bomba. Repeti isso colocando um parafuso na parte traseira da bomba. Depois que esses dois parafusos são colocados, a junta é "travada" no lugar, então você não precisa se preocupar em sair do alinhamento. No entanto, mantive os dois parafusos sem tocar totalmente, para deixar a junta com espaço para mudar ligeiramente até que eu colocasse o restante dos parafusos.
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Em seguida, instalei todos os outros parafusos, exceto os dois parafusos "C", que especificam Three Bond 1344. Usei Loctite Blue, que é equivalente, mas esperei por enquanto. Depois que todos, exceto os dois, foram instalados, apertei todos com os dedos. Usei um soquete preso nos meus dedos para fazer isso.
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Agora comecei a apertar todos os parafusos. Comecei apertando suavemente os parafusos "A" com uma chave, depois fiz o mesmo com os parafusos B. Em seguida, peguei uma chave de torque e apertei primeiro os parafusos "A", depois os parafusos "B". Não consegui colocar uma chave de torque em todos eles, então alguns eu tive que usar apenas uma chave combinada e estimar o torque, o que fiz afrouxando ligeiramente e depois reapertando a mesma quantidade de um parafuso que eu havia apertado anteriormente com a chave de torque para ter uma ideia de quão apertado ele deveria estar. O manual tsienna para a 2ª geração tem especificações de torque desatualizadas, as novas especificações de torque são 15 pés-lb para os parafusos "A" e 8 pés-lb para os parafusos "B" e "C".
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Agora apliquei Loctite azul nas roscas dos parafusos "C" e os instalei e apertei. Depois disso, verifiquei novamente o torque em todos os outros parafusos que consegui e verifiquei novamente o torque nesses últimos. Mas observe que você tem cerca de dez minutos antes que o Loctite comece a curar, por isso esperei para instalar esses parafusos por último.

Observe também que o manual não especifica uma ordem de instalação para esses parafusos, a ordem e as etapas que fiz foram baseadas na minha experiência anterior em apertar as coisas.
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Parabéns! Sua nova bomba d'água está instalada! Agora, basta inverter todas as minhas instruções de remoção anteriores, começando por apertar a polia na bomba d'água nova usando o alicate de travamento na etapa anterior. Conforme você avança, as coisas importantes para o processo de instalação foram colocadas em negrito.

Ainda por vir - o processo de enchimento e sangria do líquido de arrefecimento. Mas isso terá que esperar até amanhã.
 
#32 ·
Oh, torques para remontagem:
  • Polia tensora - 40 ft-lbs
  • Polia tensora - 35 ft-lbs
    • Eu não consegui colocar uma chave de torque nisso. Provavelmente por isso a Toyota especifica um SST para isso, que é apenas uma extensão. Mas o SST altera a especificação de torque, pois adiciona comprimento. Se você fizer isso, consulte o FSM ou faça os cálculos para ajustar o torque de acordo.
  • Parafusos da bomba de água - 15 ft-lbs
    • A mesma observação se você usar o SST que é uma extensão para isso, o que eu não fiz. Eu apenas apertei-os à mão
  • Porcas das rodas - 76 ft-lbs
Eu acho que havia alguns outros torques especificados, mas nenhum que eu realmente me importasse o suficiente para usar uma chave de torque, pessoalmente. Se você fizer isso, consulte o FSM.
 
#36 ·
Informações incríveis, obrigado! Em seguida, você precisa descobrir como selar novamente a tampa da corrente de distribuição sem puxar o motor. :)
De nada! E ha! Se eu tiver que fazer isso, então eu farei. :) Mas até agora, tudo parece bem selado. 🤞

@jseyfert3,

Obrigado pelo seu excelente tutorial sobre a substituição da bomba d'água!
De nada. Boa sorte na sua substituição. Avise-me se tiver alguma outra dúvida.
 
#35 ·
Ok, então agora está tudo junto de novo, pronto para funcionar, exceto que o líquido de arrefecimento está vazio. Primeiro, alcance atrás do radiador e aperte à mão a torneira de drenagem de plástico do radiador. Depois de fazer isso, localize a válvula de sangria de ar perto do tubo de saída do termostato. Esta é uma conexão de metal de latão com um buraco nela. Coloque uma chave inglesa nisso e abra-a cerca de 1/2 volta ou mais. Não o remova.
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Oh, neste ponto eu também removi a mangueira na parte inferior do reservatório do líquido de arrefecimento para drenar o líquido de arrefecimento também enquanto eu estava nisso. Reinstale a mangueira depois, se você fizer isso.

Pegue um funil e comece a encher o radiador. Você deve ouvir o ar saindo da válvula de sangria de ar depois de um tempo. Continue enchendo até que o líquido de arrefecimento comece a sair da válvula de sangria. Você pode obter algumas gotas saindo, mas o que você quer é um fluxo constante. Depois que isso acontecer, aperte essa válvula.
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Continue enchendo o radiador, lentamente, até que ele esteja cheio e não haja mais ar borbulhando.
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Encha o reservatório até a marca FULL. Instale a tampa do radiador. Aperte ambas as mangueiras grandes do radiador com a mão várias vezes e verifique o nível do líquido de arrefecimento no reservatório. Se ele cair, complete de volta para a marca FULL.

Neste ponto, eu liguei a van e a tirei da garagem, desliguei-a e usei uma mangueira para enxaguar o compartimento do motor. Isso é para que, se houver vazamentos mais tarde, eu possa vê-los e saber que não era resíduo da substituição/processo de drenagem da bomba d'água.
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Agora sangre o ar do sistema de arrefecimento. Ligue a van e deixe-a em marcha lenta a 2500-3000 RPM. Usei um bastão no apoio de braço do banco do motorista e ajustei a inclinação e para frente/para trás em rajadas muito curtas para definir a velocidade de marcha lenta.
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Diz para aquecer o motor até que o termostato abra e faça o líquido de arrefecimento circular por vários minutos. Esperei até que o motor estivesse na temperatura normal no medidor e, em seguida, continuei por mais 5 minutos ou mais. A mangueira do radiador que leva ao termostato começou a esquentar e parecia que o líquido de arrefecimento estava fluindo. Depois que o motor estiver quente e o líquido de arrefecimento estiver fluindo, aperte ambas as mangueiras grandes do radiador com a mão para ajudar a sangrar o ar. USE EXTREMA CAUTELA! As mangueiras estão quentes, uma mangueira está bem perto da correia de transmissão, então preste muita atenção para não colocar a mão na correia! E os ventiladores podem ligar a qualquer momento.

Agora desligue o motor e espere que ele esfrie completamente. Verifique o líquido de arrefecimento no reservatório. É provável que esteja abaixo da marca FULL. Complete de volta para FULL. Verifique se há vazamentos de líquido de arrefecimento.

Parabéns! Você está pronto! Eu fiz um passeio de 20 minutos depois disso, e várias horas depois o reservatório estava cerca de 1/2" para baixo. Eu completei com o restante do 2º galão de líquido de arrefecimento. Fiz outro passeio de 20 minutos para casa, e na manhã seguinte estava mais ~1/2" para baixo. Não completei. Dirigi cerca de 15 minutos para o trabalho, e depois do trabalho ainda parecia estar cerca de 1/2" para baixo. Vou observar isso na próxima semana ou mais, toda vez que usar a van pela manhã, antes que ela aqueça. Pode continuar a cair à medida que o resto do ar sai. Depois que ele se estabilizar, você está pronto.

Vou tentar revisar tudo o que escrevi, caso eu tenha perdido alguma coisa, mas acho que é bom o suficiente para descobrir como fazer isso. Boa sorte, me avise se tiver alguma outra dúvida sobre isso!
 
#38 ·
Olá - obrigado pelo guia! Recentemente comprei um Sienna V6 2012 agora com 183k milhas. O histórico do Carfax não mostra nada sobre a bomba de água ou o termostato sendo substituídos. Algumas perguntas:
  • Eles geralmente têm sinais de que estão prestes a falhar? Vejo que você ouviu alguns sons metálicos e sentiu a polia da bomba de água solta.
  • Devo substituí-los proativamente ou devo esperar até ouvir esses sinais de falha iminente?
Planejando substituir a correia enquanto isso, pois é mais fácil. Obrigado!
 
#39 ·
Olá - obrigado pelo guia! Recentemente comprei uma Sienna V6 2012 agora com 183 mil milhas. O histórico do Carfax não mostra nada sobre a bomba de água ou o termostato sendo substituídos. Algumas perguntas:

  • Eles geralmente têm sinais de que estão prestes a falhar? Vejo que você ouviu alguns sons metálicos e sentiu a polia da bomba de água solta.

  • Devo substituí-los proativamente ou devo esperar até ouvir esses sinais de falha iminente?
Planejando substituir a correia enquanto isso, pois é mais fácil. Obrigado!
O principal sinal no meu foi um som metálico suave e oscilante em marcha lenta quando parado. Era silencioso o suficiente para que eu só pudesse ouvi-lo quando parado. Então a correia começou a chiar por alguns minutos na inicialização. Então perdi líquido de arrefecimento suficiente para ver o medidor de temperatura ir até o quente e oscilar para frente e para trás do quente para o frio - não é um bom sinal. Parei o motor instantaneamente. Liguei para um amigo, enchi com água, voltei para uma oficina, substituí a bomba de água e ainda está funcionando bem 2 anos e 28.000 milhas depois.

Depois que o levamos de volta para uma oficina, pude ver que a polia da bomba de água estava visivelmente oscilando. Se eu soubesse o que procurar, poderia tê-lo visto antes que ficasse tão ruim.

Eu não o substituiria proativamente, mas se você já estiver lá, por exemplo, trocando a correia, eu definitivamente consideraria. Pode ser uma boa ideia assistir aos vídeos do Car Care Nut no YouTube sobre o Sienna, particularmente o modelo 2007-2010. Ele tem o mesmo motor que o seu e ele fala sobre a bomba de água sendo um tanto comum de falhar.