Toyota Sienna Forum - siennachat.com banner

Bota da cremalheira da direção com vazamento?

35K views 36 replies 11 participants last post by  Nova_Prospects  
#1 · (Edited)
Olá a todos,
Notei uma pequena mancha de resíduo oleoso que cheirava a graxa sob o passageiro da frente da minha sienna 2009.
Inicialmente pensei que fosse sujeira da estrada depois de lavar o carro mais cedo naquele dia, mas na manhã seguinte notei aquele resíduo no chão da garagem.
As fotos anexas mostram um pouco de graxa/resíduo naquela bota de borracha.
1) Qual é o nome oficial dessa bota? Bota do eixo de direção?
2) É conhecido por vazar com apenas 80.000 milhas?
3) O nível do fluido da direção é normal e não está baixo. Essa bota falhou prematuramente ou há algo mais acima que está vazando?
Pretendo levantá-lo neste fim de semana para inspecionar por baixo, mas queria ver o que posso estar enfrentando e os problemas/correções conhecidos com esta van.

Attachments

#2 ·
Por alguma razão, suas fotos estão se recusando a carregar maiores para mim.

Se for uma bota rasgada, é como qualquer outra bota rasgada - o reparo depende de quanta graxa foi perdida e quanta sujeira entrou.

Se você tem fluido vazando pela bota sem rasgos, é um problema comum em Toyotas desta época - uma vedação dentro da bota está vazando PSF.

Eu vi algumas postagens de pessoas que substituíram a vedação sozinhas, mas a solução recomendada usual é uma reconstrução do Rack Doctor.

Muitos relatórios ruins sobre cremalheiras reconstruídas em lojas de peças e $$$ para uma cremalheira reconstruída da Toyota.

#3 ·
Por alguma razão, suas fotos estão se recusando a carregar maiores para mim.

Se for uma bota rasgada, é como qualquer outra bota rasgada - o reparo depende de quanta graxa foi perdida e quanta sujeira entrou.

Se você tiver vazamento de fluido pela bota sem rasgos, é um problema comum em Toyotas desta época - um selo dentro da bota está vazando PSF.

Eu vi algumas postagens de pessoas que substituíram o selo sozinhas, mas a solução recomendada usual é uma reconstrução do Rack Doctor.

Muitos relatórios ruins sobre cremalheiras reconstruídas em lojas de peças e $$$ para uma cremalheira Toyota reconstruída.
Eu carreguei as fotos novamente e agora estão carregando para mim.
Se houver um selo vazando dentro da bota e a bota não tiver rasgos, de onde está vazando?
É possível substituir a bota sem remover o conjunto do eixo? Li brevemente sobre botas que podem ser instaladas sem remover nada.
Qual é a criticidade disso se eu não fizer nada, o que é o pior que vai acontecer / é melhor resolver agora ou depois?
Não vi mais nenhuma gota no chão da garagem desde 2 dias atrás e a van tem sido dirigida todos os dias desde então.

#13 · (Edited)
1) Chama-se fole da cremalheira e pinhão em Rockauto.com. Eu chamo-lhe a bota da cremalheira da direção.

2) É um problema comum que envolve a bota do lado direito. Embora a sua ainda não tenha rasgado. A causa é provavelmente a vedação dentro da cremalheira. Outros e eu próprio substituímos o fluido da direção assistida e parou. Pode substituir a bota sem remover a rótula exterior, usando um saco de plástico untado com massa e deslizando a bota sobre ele.

3) Deve usar fluido de transmissão e não fluido da direção assistida, se ainda não souber disso. Eu uso fluido de transmissão Dexron 3.
Pergunta estúpida:
Se a vedação dentro da cremalheira estiver a falhar e a substituição do fluido ajudar a "curá-la", então por que haveria um buraco no fole da cremalheira e pinhão? Encomendei um novo fole da cremalheira e pinhão da rockauto, caso tenha uma rasgadura nele após a limpeza e inspeção neste fim de semana, mas não está claro por que e como a fuga da vedação interna causaria uma rasgadura nele?

#5 ·
Faça uma pesquisa ou simplesmente percorra os tópicos nesta seção, e você encontrará muitas discussões sobre falhas de inicialização e cremalheira para esta geração de vans. Começa com um vazamento muito lento de fluido da direção hidráulica da vedação da cremalheira para a bota, e uma reação química com a graxa e o material da bota o transforma em lama em cerca de um ano. A substituição da bota pode lhe render mais um ano, talvez não. Normalmente, você acabará substituindo a cremalheira. Rack Doctor, IIRC, é uma das melhores fontes de hardware Sienna reconstruído de baixo preço.

#6 ·
Obrigado pessoal.
Eu planejo fazer o seguinte:
1. Substituir o fluido da direção hidráulica por Dexron II/III com 2 quartos durante uma semana e esperar algumas semanas para ver se mais vazamentos se desenvolvem.
O fluido atual é de cor clara e parece limpo para mim, talvez não seja o fluido correto? Tenho alguns quartos de Toyota ATF WS selado (fluido vermelho) - isso funcionará para a direção hidráulica?
2. Fibber2, vi os outros tópicos e também a menção do rack doctor. Vou explorar se a etapa 1 não funcionar.

Obrigado.

#9 ·
Obrigado pessoal.
Eu planejo fazer o seguinte:
1. Substituir o fluido PS por Dexron II/III com 2 quartos durante uma semana e esperar algumas semanas para ver se mais vazamentos se desenvolvem
O fluido atual é de cor clara e parece limpo para mim, talvez não seja o fluido correto? Tenho alguns litros de Toyota ATF WS selado (fluido vermelho) - isso funcionará para o PS?
2. Fibber2, vi os outros tópicos e também a menção do rack doctor. Vou explorar se a etapa 1 não funcionar.

TIA.
Fluido claro é provavelmente fluido da direção hidráulica e o fluido errado. Você provavelmente precisará de mais de dois litros. Walmart Supertech Dexron III custa US$ 13 por galão. É isso que eu uso.

Eu apenas monitoraria e veria se funciona. Funcionou para mim e eu acabei substituindo a bota sem substituir a cremalheira.

Aqui está uma maneira mais rápida de lavar o fluido sem usar a seringa de peru.

#8 ·
Se você está procurando um fluido mais espesso como um verdadeiro Dex II ou III, o Valvoline Max Life não é o produto certo. É bem fino para atender ao padrão WS. Brookfield de cerca de 8.000 ou mais. A Valvoline fez (não tenho certeza se ainda está disponível) um verdadeiro Dex-III na garrafa azul que tem um Cp de mais de 16.000. Usei o antigo produto da garrafa azul no meu Subaru Outback 2002 com câmbio automático de 4 marchas, e funcionou muito bem.

Dex-II é incrivelmente espesso pelos padrões atuais, mas tenho certeza de que ainda está disponível.

#10 · (Edited)
Obrigado pessoal.
A O'Reilly auto tinha o Valvoline ATF Dexron III azul, mas eu comprei o max life, pois era sintético. Acho que sintético tende a ser mais fino.
Esta é a garrafa azul de Valvoline ATF que eles têm - é essa que você se refere fibber2?
https://www.oreillyauto.com/detail/...id---vehicle-specific-13555/61bd9d474444/valvoline-transmission-fluid/d/4773319

Qual seria melhor/mais espesso: valvoline garrafa azul dex 3 ou o Walmart super tech?
Obrigado pelo vídeo, esse método parece fácil o suficiente para eu fazer... é bom ter um pouco de espaço no sienna ao redor do reservatório PS em comparação com outros carros...

#11 ·
Na maioria dos casos, um fluido listado como uma aplicação de substituição única, como Dex-III ou Merc-Dex, onde eles praticamente se fundiram em uma especificação de peso comum, será um fluido de peso mais pesado. Brookfield de cerca de 16k (especificação a frio). Os fluidos "Universais" que "substituem todos os produtos" tendem a ser super finos em baixas temperaturas, mas convergem em comumidade em temperaturas mais altas.

Então, se você está procurando algo mais pesado, Dex-III ou Merc-Dex seria, na minha opinião, uma escolha melhor do que Max.

#12 ·
Na maioria dos casos, um fluido listado como uma aplicação de substituição única, como Dex-III ou Merc-Dex, onde eles praticamente se fundiram em uma especificação de peso comum, será um fluido de peso mais pesado. Brookfield de cerca de 16k (especificação a frio). Os "Universais" que "substituem todos os produtos" tendem a ser super finos em baixas temperaturas, mas convergem em comum em temperaturas mais altas.

Então, se você está procurando algo mais pesado, Dex-III ou Merc-Dex seria uma escolha melhor do que Max, IMHO.
Obrigado.
Devolvi o max e comprei um galão do ATF Dex 3 Valvoline normal da Walmart por $14.
Vou fazer isso este fim de semana.

#14 ·
O fluido vazando ao longo do tempo provavelmente causou a deterioração e o rasgo da bota, além do movimento das barras de direção entrando e saindo (esticando a bota) da cremalheira da direção quando você gira o volante. Quem sabe há quanto tempo está vazando dentro da bota. Você provavelmente só notou quando a bota rasgou e vazou.

#16 ·
O fluido vazando ao longo do tempo provavelmente causou a deterioração e o rasgo da bota, além do movimento das barras de direção entrando e saindo (esticando a bota) da caixa de direção quando você gira o volante. Quem sabe há quanto tempo está vazando dentro da bota. Você provavelmente só notou quando a bota rasgou e vazou.
Obrigado!
Eu vou tentar o método da sacola de congelamento que eu vi um cara no YouTube mostrando esse método no lado do motorista, mas li em algum lugar que o lado do passageiro é mais difícil, mas não sei por que, acho que logo vou descobrir.

#18 ·
Boa sorte e espero que isso conserte o vazamento. A propósito, você deve morar em um estado do sul porque a parte inferior do seu carro não tem ferrugem.
Eu estou na Califórnia central. O veículo esteve na área de Tahoe, mas apenas durante os meses de verão. Quanto tempo devo esperar depois de limpar a bota e trocar o ATF para ver se o vazamento parou? (semanas ou meses)? A bota chega na próxima semana. Eu acho que faria sentido garantir isso antes de trocar a bota? E eu acho que se não parar de vazar, então não faria sentido apenas substituir a bota nessa fase, a menos que para ganhar mais tempo antes de decidir substituir toda a cremalheira?

#21 · (Edited)
Acabei de fazer uma lavagem do sistema conforme o vídeo do YouTube mencionado acima. Demorou mais tempo para encontrar a extensão de mangueira do tamanho certo e algo para tapar a entrada do reservatório. Tempo total de cerca de uma hora com um assistente.

Também limpei a bota gordurosa e o chassis, mas não foi muito.
A bota de borracha parece muito flexível e não algo que tenha visto anos de exposição ao sol e efeitos de envelhecimento... Mas, no entanto, farei outra lavagem em um mês ou mais e ficarei de olho em quaisquer vazamentos adicionais.
Obrigado por toda a orientação neste fórum. Estarei postando quaisquer atualizações relevantes para este tópico.

Attachments

#24 · (Edited)
No meu carro de 2005, depois de trocar a bota, eu apenas adicionei um pouco de 'Lucas Oil Power Steering Stop Leak' há 8 ou 9 anos, e o vazamento parou. Não precisei fazer mais nada desde então.
Obrigado pela informação.
Tenho verificado a bota após a troca inicial do PSF [limpei-a completamente na época] e consigo ver algum resíduo começando a se acumular na parte inferior dela (embora não tão ruim quanto antes - pode ser necessário esperar mais ou talvez o novo fluido esteja ajudando a selar quaisquer pequenas lacunas/vazamentos).
Eu planejo trocar o PSF mais uma vez em dezembro/janeiro e trocar a bota.
Não tenho certeza se o Lucas PS Stop Leak é necessário, mas acho que pode não fazer mal, especialmente depois de trocar a bota.

#25 · (Edited)
Atualização sobre o acima: - fez a segunda rodada de mudança de PSF neste fim de semana. O fluido que saiu era quase da mesma cor do novo e isso depois de quase 1000 milhas desde a última troca em dezembro. A bota também estava relativamente limpa, sem sinais de vazamento (limpa com uma toalha branca e só vi sujeira em vez de resíduos de graxa) - veja as fotos. Parece que a troca de PSF ajudou a condicionar a bota/vedações/qualquer furo de alfinete. Tenho uma bota de reposição em mãos e a substituirei se detectar algum vazamento no futuro. Obrigado por toda a ajuda/informações deste fórum. Feliz Ano Novo!

Attachments

#29 ·
Sienna_rave Alguma atualização, a fuga parou ou você teve que usar Lucas Leak Stop? Eu tenho o mesmo problema no meu Sienna 2009. Fui verificar as pastilhas de freio e notei que a bota do lado do passageiro estava coberta de óleo e sujeira, muito semelhante às suas fotos. Acabei de fazer a mesma lavagem com o mesmo ATF Valvoline com muito poucos quilômetros, 40.000 km. O que estava lá dentro era âmbar e estava bem limpo.

#30 ·
Sienna_rave alguma atualização, o vazamento parou ou você teve que usar Lucas Leak Stop? Eu tenho o mesmo problema no meu Sienna 2009. Fui verificar as pastilhas de freio e notei que a bota do lado do passageiro estava coberta de óleo e sujeira, muito semelhante às suas fotos. Acabei de fazer a mesma lavagem com o mesmo Valvoline ATF com muito poucos quilômetros a 40k. A substância que estava lá dentro era âmbar e estava bem limpa.
Olá,
Navegando por este tópico, pois notei 2 pequenas gotas de resíduo de óleo no chão da garagem ontem e a bota está suja.
Eu planejo limpá-lo e adicionar um pouco de Lucas ou blue devil stop leak ao reservatório PS.
O nível do fluido PS ainda é o mesmo para mim, então espero que os aditivos de parada ajudem. Eu ainda não troquei a bota, no entanto.

#31 ·
Fiz a substituição da bota no lado do motorista ontem. Tinha um pouco de psf na bota, mas nenhuma perda notada no reservatório. Ia fazer os dois lados, mas eles só tinham 1 bota na napa. Lavei com cerca de 3 litros de dex/merc e adicionei um pouco de Lucas ps stop leak. Vou verificar e acompanhar os resultados em alguns meses. Trabalho bastante fácil para substituir a bota.

#32 ·
Limpei e inspecionei a bota do lado do passageiro. Notei um rasgo do tamanho de uma moeda de vinte e cinco centavos olhando para a bota da frente do veículo. Tentarei substituir a bota no próximo fim de semana. O funcionário de peças da O'Reilly recomendou não usar nenhum aditivo para parar vazamentos, pois na maioria das vezes eles podem causar mais mal do que bem. Estou inclinado a isso, especialmente porque o nível do reservatório da direção hidráulica ainda é o mesmo. Enquanto eu estava embaixo da van, notei mais acima no compartimento do motor, perto do firewall, um pedaço de metal que parecia 2 Os O-O com uma gota de óleo em cada um. Suspeito que essa foi a fonte do vazamento. Não tirei fotos, farei da próxima vez. Alguém sabe que peça/área é essa?

#34 ·
O funcionário da loja de peças provavelmente estava confundindo o vazamento de direção hidráulica Lucas com o vazamento do sistema de refrigeração. Não ouvi relatos ruins sobre o primeiro, mas muitas coisas ruins sobre o último.
As pessoas aqui parecem ter algo bom com o vazamento de direção hidráulica. Geralmente não sou fã de aditivos, mas as únicas coisas afetadas são a cremalheira já com vazamento e a bomba da direção hidráulica. A única outra solução é substituir a cremalheira, o que pode estar no horizonte de qualquer maneira, ou deixá-la vazar. Vale a pena tentar, na minha opinião.

#35 ·
Obrigado pessoal. Vou tirar a bota velha este fim de semana e ver quanta sujeira tem lá dentro. O nível da direção hidráulica não caiu desde que o troquei com o Valvoline ATF no final do ano passado, então pode não precisar realmente do stop vazamento. Vou substituir a bota rasgada e continuar monitorando. Mais por vir...

#36 ·
Substituí a bota ontem.
As fotos dizem mil palavras...
A bota antiga tinha algum resíduo oleoso no interior, mas o rasgo estava na lateral e não na parte inferior, o que para mim é devido à idade/fadiga e não ao fluido da direção hidráulica a deteriorá-la. Comprei uma garrafa de 12 FL. Oz de Lucas PS stop leak. Dada esta situação, vocês recomendam drenar um pouco do reservatório da direção hidráulica (ainda no mesmo nível de quando lavei o sistema pela última vez com Valvoline ATF no ano passado) e adicionar 1/3 do Lucas ou apenas deixar como está e continuar monitorando?

#37 · (Edited)
Substituí a bota ontem.
As fotos dizem mil palavras...
A bota antiga tinha algum resíduo oleoso dentro, mas o rasgo estava na lateral e não na parte inferior, o que para mim é devido à idade/fadiga e não ao fluido da direção hidráulica a deteriorá-la. Eu comprei uma garrafa de 12 FL. Oz de Lucas PS stop leak. Dada esta situação, vocês recomendam drenar um pouco do reservatório da direção hidráulica (ainda no mesmo nível de quando eu lavei o sistema pela última vez com Valvoline ATF no ano passado) e adicionar 1/3 do Lucas ou apenas deixar como está e continuar monitorando?
View attachment 47564 View attachment 47565 View attachment 47566 View attachment 47567
Se não se importar de perguntar - o que você acabou fazendo? Você acabou adicionando o Stop Leak? Algum resultado?

Você também lubrificou a junta antes de substituir a bota? Qual graxa você usou?

Desculpe por todas as perguntas - eu estava colocando meus pneus de verão ontem e notei que minha coifa/bota da cremalheira e pinhão do passageiro está absolutamente rasgada com um monte de graxa/sujeira no braço de controle.

Parece muito provável que eu siga seus passos em breve - e espero/rezo para não ter que substituir toda a cremalheira e pinhão.

Obrigado!

2006 Sienna CE FWD - 190.000 KM