Toyota Sienna Forum - siennachat.com banner

Jantes de liga leve Sienna mais antigas e TPMS

8.3K views 8 replies 5 participants last post by  javvy  
#1 ·
Olá a todos. Sou novo no grupo, mas estou feliz por estar aqui. A riqueza de conhecimento é incrível, então obrigado a todos com antecedência por todas as respostas que já encontrei e, sem dúvida, encontrarei aqui no futuro :D

Tenho uma pergunta que pode já ter sido respondida no passado e, se for o caso, peço desculpas. Infelizmente, não consigo encontrar minha resposta.

Recentemente, comprei um Sienna XLE Limited 2009 e também comprei rodas de liga leve usadas com pneus Blizzak que vieram de um Sienna mais antigo (disseram-me que era pelo menos um 2004-2005). Então, encomendei os sensores TPMS originais para o 2009 e fui instalá-los hoje. Na oficina, depois de removerem o primeiro pneu, disseram-me que os sensores não cabiam corretamente na minha roda (o ângulo do sensor estava errado) e, portanto, não podiam ser instalados.

Os sensores encomendados são o número da peça original da Toyota para o Sienna (42607-0C050), mas presumo que entre a geração anterior e esta, as rodas mudaram para que os sensores originais não caibam nas rodas de liga leve mais antigas?? Talvez as rodas mais antigas tivessem mais ângulo do que as atuais? Alguém mais já passou por isso e minha suposição está correta? Achei que, como as rodas eram rodas Toyota mais antigas, os sensores naturalmente caberiam... mas parece que posso ter presumido errado.

As rodas em questão são as mostradas nesta foto:
http://media.ed.edmunds-media.com/t...04/evox/2004_toyota_sienna_passenger-minivan_xle-7-passenger_fql_evox_1_500.jpg

Qualquer ajuda seria apreciada. As opções são apenas dirigir o veículo sem os sensores TPMS ou obter um novo conjunto de rodas... mas primeiro preciso resolver o mistério :) Obrigado novamente!
Alex

#2 ·
Olá a todos. Sou novo no grupo, mas estou feliz por estar aqui. A riqueza de conhecimento é incrível, então obrigado a todos com antecedência por todas as respostas que já encontrei e que sem dúvida encontrarei aqui no futuro :D Tenho uma pergunta que pode já ter sido respondida no passado e, se for o caso, peço desculpas. Infelizmente, não consigo encontrar minha resposta. Recentemente, comprei um Sienna XLE Limited 2009 e também comprei rodas de liga leve usadas com pneus Blizzak que vieram de um Sienna mais antigo (disseram-me que era pelo menos 2004-2005). Então, encomendei os sensores TPMS originais para o 2009 e fui instalá-los hoje. Na loja, quando eles removeram o primeiro pneu, disseram-me que os sensores não cabiam corretamente na minha roda (o ângulo do sensor estava errado) e, portanto, não podiam ser instalados. Os sensores encomendados são o número da peça Toyota para o Sienna (42607-0C050), mas presumo que entre a geração anterior e esta, as rodas mudaram para que os sensores originais não caibam nas rodas de liga leve mais antigas?? Talvez as rodas mais antigas tivessem mais um ângulo do que as atuais? Alguém mais já passou por isso e minha suposição está correta? Eu pensei que, como as rodas eram rodas Toyota mais antigas, os sensores naturalmente caberiam... mas parece que posso ter presumido errado. As rodas em questão são as mostradas nesta foto: http://media.ed.edmunds-media.com/t...04/evox/2004_toyota_sienna_passenger-minivan_xle-7-passenger_fql_evox_1_500.jpg Qualquer ajuda seria apreciada. As opções são apenas dirigir o veículo sem os sensores TPMS ou obter um novo conjunto de rodas... mas primeiro preciso resolver o mistério :) Obrigado novamente! Alex

#3 ·
Obrigado pela resposta thanwu. Estou ciente de que existem dois tamanhos diferentes de pneus. As jantes e pneus usados que comprei são de 17 polegadas, mas disseram-me que os sensores TPMS de fábrica listados para 2009 não cabem nas jantes de liga leve mais antigas, segundo o meu mecânico. Ele tirou o pneu hoje e me mostrou como o sensor estava apenas flutuando fora da jante, em oposição a (eu suponho) abraçar a lateral da jante. Ele disse que se ele instalasse o sensor, ele provavelmente quebraria na haste devido à falta de suporte lateral. É isso que estou tentando descobrir.

#4 ·
Bem, você começou com a bajulação, então acho que temos que te ajudar! ;) Problema interessante, e duvido que já tenhamos encontrado isso antes. Pode levar um pouco de pesquisa para obter uma resposta final. O que eu sei: O 42607-0C050 é o sensor certo, feito pela TRW para suportar o sistema que o Sienna usa. Por alguma razão, a Toyota tem dois fornecedores de TPMS, e a maioria dos modelos usa o sistema da marca Pacific. De acordo com um gráfico que eu baixei anteriormente quando estava passando por isso, o 42607-0C050 é uma unidade de ângulo do corpo da haste da válvula de 20', feita para caber em todas as rodas OEM para modelos de 2006-2010. Também vejo referência a um 42607-08010 também, que pode ser uma substituição posterior, mas também parece ser de 20'. Também um 42607-0C030 que também parece ser a mesma coisa. Alguns modelos Sequoia usaram um TRW 42607-0C060 que uma fonte diz ser um sensor de ângulo de 40'. Outra fonte diz que as rodas de liga leve "tipicamente" usam os sensores rasos de 20' devido à sua construção interna, e que as rodas de aço usam os sensores de 40 graus de curvatura mais alta. No entanto, *acho* que as rodas de aço Sienna usam os mesmos sensores de 20' que as ligas! O resultado líquido aqui é que as informações disponíveis parecem ser um pouco pouco confiáveis. As rodas que você comprou parecem as rodas de fábrica da Gen-II, mas naqueles primeiros dias o Sienna não usava sensores. Então a questão é qual era a construção interna da roda no início. 2004-2005 e 2006-2010 são ambos considerados modelos Sienna "Gen-II", mas houve algumas mudanças que foram introduzidas ao longo de um período de 2 anos (2006 e 2007) que os diferenciam. 2006 tinha a frente revisada, mas ainda usava as rodas que você mostra. 2007 tem o motor maior, rodas novas e lista TPMS (sabemos que os modelos anteriores tinham um sistema de sensor não direto), então parece que novas rodas podem ter sido introduzidas para acompanhar o novo sistema de sensor direto. Preciso ver se há algum dado por aí sobre a construção interna e se os sensores de 40' falarão com o sistema Sienna.

#5 ·
Fibber2, acho que a minha mulher tinha razão (AI, ISSO DÓI!!), a bajulação leva-o a todo o lado!! LOL. Se descobrir mais alguma coisa, por favor, diga-me. Suspeito que as rodas devem ter mudado ao longo dos anos. Estava a olhar para as minhas jantes de verão (que são as jantes originais) e, por fora, têm um design muito diferente, mas isso pode não significar muito, uma vez que é o interior que importa.

#6 ·
Os sistemas TPMS Sienna de 2004-2006 não usavam sensores nas rodas. O TPMS era um cálculo simples da diferença de velocidade entre as rodas. A partir de 2007, o tipo de sensor TPMS foi exigido pelo governo federal dos EUA e as rodas provavelmente foram alteradas para se ajustarem ao sistema.

#7 ·
Eu procurei em alguns outros lugares, mas não parece haver dados utilizáveis sobre a forma interna das rodas de liga leve. Acho que vamos ter que aceitar que a construção da roda mudou com os modelos de 2007 e a introdução de sensores de leitura direta.

Então, e agora? Eu entendo as preocupações do seu mecânico. Alguém poderia pensar que ter o corpo do transmissor encostado na parte interna da jante é o melhor método. No entanto, você pode querer ir a uma loja de pneus que venda sensores Schrader EZ e ver se isso é absolutamente necessário. A Schrader (e a Orange) vendem um sensor universal programável de 315 mhz que pode ser clonado para o mesmo ESN que seu sensor existente, e isso pode tornar as mudanças sazonais bastante fáceis. Eu tenho quatro sensores Toyota 42607-0C050 instalados em minhas rodas de inverno aftermarket Tirerack, mas isso exigiu que eu também comprasse um aparelho eletrônico ATEQ para facilitar a reprogramação sazonal. Com o sistema Schrader, eles duplicam seus códigos existentes, então, quando você troca os pneus, tudo parece normal para sua ECU TPMS. Se eu tivesse que fazer tudo de novo, eu também poderia seguir esse caminho. Seus sensores Toyota são retornáveis? Se não, venda-os no eBay (sério - foi lá que comprei os meus!).

Mas a verdadeira razão pela qual estou contando tudo isso é que parece que o sensor Schrader de número de peça único 33000 é uma unidade de 20', e eles o listam como compatível com todas as aplicações Toyota, aço e liga, 20' ou 40', substituindo universalmente uma dúzia de números de peça Toyota diferentes! Existem também algumas unidades giratórias, mas este é um ângulo fixo. Se isso for verdade, então eles estão dizendo que é OK ter o corpo NÃO encostado na parte interna da jante. Uma boa loja de pneus que seja experiente nisso pode ser sua melhor aposta.

Você deve relatar suas descobertas para ajudar a aumentar o corpo de conhecimento!

#8 ·
Obrigado novamente Fibber. Eu realmente comprei os sensores no Ebay (custou-me menos de $100 pelos quatro), então não gastei muito. Posso simplesmente dispensar a instalação dos sensores (pelo menos por enquanto), mas posso tentar revisitar o problema e talvez tentar instalá-los no futuro, quando tiver que substituir os pneus de inverno e quando estiver em um local de pneus com talvez mais experiência no assunto. Por enquanto, terei que viver com a pequena luz amarela :) Obrigado novamente!

#9 ·
Eu concordo com o que tcp disse, recentemente mudei minhas rodas de estilo flor OEM em um 05 xleltd e fui para o mercado de reposição e fiquei surpreso ao não encontrar um sensor TMPS dentro, então foi uma troca super fácil.........