Qest T. Silverclaw said:
Então é uma dor no traseiro, destrói meu motor (quase certamente com uma garantia anulada por fazer isso) e pode matar a pintura se eu não tomar cuidado? Eu vou passar.
Eu concordo.
p220sigman said:
Eu não tentaria. Eu sempre volto para se fosse tão simples, os fabricantes de automóveis já teriam um sistema de injeção de acetona.
... ou as empresas de petróleo o colocariam na gasolina como um recurso premium. Como todas as respostas fáceis, esta não é válida.
Do site vinculado:
Diz-se que a acetona melhora a capacidade do combustível de vaporizar completamente, eliminando a tensão superficial que causa um aumento na temperatura de vaporização das partículas. (PESN; 18 de março de 2005)
Um número crescente de pessoas está relatando seus resultados, conforme tabulado aqui. A maioria observou um aumento modesto na quilometragem (por exemplo, 2-15%)...
Se 2% a 15% do combustível não vaporizassem e, portanto, não queimassem, as emissões do motor seriam horríveis. Se a coisa funcionar, um mecanismo diferente está em ação.
Novamente do site vinculado:
A acetona é um solvente que pode ser usado como aditivo para aumentar os níveis de octano na gasolina.
Aí está; uma explicação plausível. Se um veículo com um sistema moderno de gerenciamento do motor for alimentado com combustível com nível de octano inadequado, ele se ajustará (como, por exemplo, atrasando o tempo de ignição) para evitar a pré-ignição e sofrerá em potência e economia. A correção do déficit de octano, portanto, melhora a potência e a economia de combustível. Os requisitos de octano - e, portanto, o potencial de melhoria - obviamente variarão de acordo com a marca e o modelo, e até mesmo por veículo individual. A acetona é a melhor maneira de aumentar a octanagem, ou mesmo uma opção racional?
Eu não li todas (ou realmente nenhuma) das evidências anedóticas (já que não tenho intenção de adicionar acetona), mas se eu fosse procurar resultados experimentais úteis, eu gostaria de uma comparação em condições rigorosamente controladas de gasolina comum, gasolina premium (octanagem mais alta), gasolina comum com um aditivo de aumento de octanagem disponível comercialmente e gasolina comum com acetona em múltiplas concentrações. Qualquer coisa menos é brincadeira, não pesquisa. Duas corridas consecutivas de 100 milhas em estradas reais (por exemplo) são improváveis de produzir resultados consistentes dentro de 2%, mesmo com combustível idêntico; eles não podem distinguir o efeito de uma mudança de combustível com essa precisão.
Isso é tudo, é claro, apenas minha opinião. Caso não seja evidente aqui, não sou fã de óleo de cobra.