Minha Sienna 2014 tem pouco menos de 120.000 milhas e está chegando no intervalo de substituição das velas de ignição. Nossa concessionária local quer US$ 1.500 para substituir todas as seis, o que é como 20% do valor de troca do carro. Liguei para uma oficina de reparos independente, eles aconselharam a apenas continuar dirigindo o carro e vir para a substituição se houver um problema.
Isso é US$ 1.500 apenas para uma troca de velas ou eles iriam substituir bobinas, mangueiras, correia serpentina, etc. "já que estamos nisso"?
Pensei que a cotação de US$ 1.069 + impostos que recebi apenas para as velas da minha concessionária Toyota era um pouco demais, então experimentei uma oficina familiar localmente respeitada que cobrou US$ 563 + impostos após um cupom de US$ 50 usando as velas Denso de especificação OE. Eu tinha falado com o proprietário com algumas perguntas diretas e ele demonstrou familiaridade com o trabalho, o que inspirou alguma confiança. Até agora tudo bem depois de um mês. O bônus adicional é que agora tenho uma alternativa menos cara para outros trabalhos.
As velas antigas pareciam boas, mas entendi que o teste visual não é uma boa medida do desgaste das velas de irídio. Normalmente, sou um cara do tipo "se não está quebrado, não conserte", o que provavelmente teria sido bom por algum tempo neste caso, como seu amigo sugeriu. Mas calculei que, como vou mantê-lo por mais alguns anos, mas não até 240.000 milhas e uma possível segunda troca de velas, posso muito bem fazê-lo agora.
A propósito, um 2014 com 120.000 milhas em boa forma deve ser negociado mais perto de US$ 10.000, assumindo que o Car Fax esteja limpo.